25 de novembro de 2014

“Ribeira das Teixugueiras” por Gilberto Fonseca

Pardilhó
A Ribeira das Teixugueiras  é um dos vários braços que a  Ria de Aveiro estende até à Vila de Pardilhó, a que se situa mais a sul.  
Porto de abrigo das típicas bateiras, pequenos barcos de pesca, que são reparados no Verão, por altura das marés vivas, como aqui se retrata.
Música  -  Dario Marianelli – Pride and prejudice.

18 de novembro de 2014

" MAR " por Manuel Valinho

O mar territorial de Portugal vai até 12 milhas o que equivale a cerca de 22Kms. Acresce a isto a ZEE – Zona Económica Exclusiva , que vai até 200 milhas (370 Kms). Ainda podemos somar mais uma zona – a plataforma continental – esta não inclui a parte líquida mas só a parte sólida submersa, mas ainda não está dada como certa.
Considerando toda esta área podemos dizer que 97% de Portugal são mar.

10 de novembro de 2014

"Convívio USAz" por Fernando Neves

USAz
Sessão de abertura do ano lectivo da USAz - Universidade Sénior de Azeitão com o seguinte programa:
1 - Assembleia Geral, para votação do Plano de Actividades para 2015, no dia 7 de Novembro, às 17,00 h, na junta de Freguesia, em Vendas de Azeitão;
2 - Segue-se a sessão de abertura do ano lectivo;
3 - A seguir vamos todos conviver, num lanche/jantar com os salgados, bebidas e doces que iremos compartilhar (cada um traz o que achar conveniente).
música: “dytuga” música portuguesa

4 de novembro de 2014

" Contrastes do Alentejo" por António Solposto

Contrastes
A paisagem alentejana que era de um amarelo dourado (cultura de cereais) sofreu grandes alterações nos últimos 20 anos, devido ao aparecimento de novos sistemas produtivos, economicamente muito mais rentáveis (Pomares, vinhas, olivais e turismo).
Os novos sistemas produtivos surgiram devido à evolução tecnológica e técnica, o que permitiu o aparecimento de: