28 de fevereiro de 2014

"Stª. Maria da Feira" por António Silva S.

Feira
O Castelo da Feira, foi em tempos o local de comércio de vários produtos, originando o povoamento (Terras de Santa Maria) em seu redor. Este povoamento de Terras de Santa Maria é muito antigo e remonta ao IV-V milénio antes de Cristo. Foi também conhecida como Vila da Feira, passando a Santa Maria da Feira em 1985 quando foi elevada a cidade.
No concelho existem várias preciosidades que vale a pena visitar, dos quais podemos destacar: O Museu Convento dos Loios, o Museu do Papel, o Museu da Cortiça, as Termas de S. Jorge entre outros.  Música: The top of the morning (Mike Oldfield)

24 de fevereiro de 2014

"Cabo Espichel - Arrábida" por Luísa Antunes

Arrábida“E assim chegamos à Igreja de Santa Maria da Pedra de Mua, do tempo de D. Pedro II, mais conhecida por Senhora do Cabo; é ali que mora a padroeira dos pescadores de Sesimbra. «Senhora do Cabo», com a ortografia errada se Deus quiser, tem sido o nome de muitos barcos de aquela vila. Desçamos até à beira-oceano, junto da ermida levantada sobre a Pedra de Mua (século XV), onde quer a tradição que a imagem de Nossa Senhora, hoje na igreja, tenha aparecido; de aí enchamos os olhos de Mar e Abismo. Uma baía minúscula de águas de cor de azebre acaba em mansidão uma cavalgada de rochedos cortados em perpendicular; depois, mar que não acaba, pespontado de velas e gaivotas; para a esquerda, o Farol, de 1790, dá sinais de terra aos que não tiverem medo das ondas. Vem do Oceano, quase sempre, um ventinho agreste mas belo: fala de Portugal e do seu destino.”
In Sebastião da Gama, A Região dos Três Castelos
MÚSICA: mar de Alpertuche (gravado por Luísa Antunes)

20 de fevereiro de 2014

"Recantos" por Manuel Azevedo

Recantos de Portugal
Fotos tiradas ao longo do país e do estrangeiro.

Zonas rurais, lacustres, marítimas e urbanas, em viagens pelo norte e centro, durante alguns meses.

Música: Rui Veloso – (Paixão)

16 de fevereiro de 2014

12 de fevereiro de 2014

“Tranquilidade” por Gilberto Fonseca

A tranquilidade., o sossego e a doçura duma ovelha a cuidar, a amamentar a sua cria, são momentos de ternura que vale a pena guardar.

Pardilhó em Agosto de 2013.

Música – The Promise por Secret Garden

8 de fevereiro de 2014

" A Minha Cidade" por Mª José Rosa S.

Cidade do Barreiro
A minha cidade (Barreiro) teve origem numa pequena aldeia ribeirinha, repovoada após a reconquista cristã, pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago. Os seus habitantes dedicavam-se à pesca à extração de sal e trabalhos agrícolas.

A minha cidade teve um papel fundamental nos “descobrimentos portugueses “pelo facto de existir no seu concelho madeira e condições propícias para a construção naval. Durante a minha infância e juventude, convivi entre o campo e a cidade, adorava a natureza, mas sentia pela minha cidade uma enorme fascinação. Na cidade existe mais riqueza, mas no campo existe mais beleza.

Musica: Paul Mauriat - Fascination

4 de fevereiro de 2014

"Serra do Risco – Pedreira" por Manuel Valinho

Serra do Risco
Uma pedreira em actividade, que nos surpreende pelas dimensões e cores.

As máquinas parecem miniaturas na imensidão da pedreira.

Musica : António Pinho Vargas

1 de fevereiro de 2014

“Pardilhó – Ribeira das Bulhas” por Gilberto Fonseca.

Ribeira das Bulhas
A Ribeira das Bulhas é uma dos vários braços que a Ria de Aveiro estende até à Vila de Pardilhó. As ribeiras são os portos de abrigo de bateiras e moliceiros e lugar de partida e chegada dos que vivem da Ria. Ria, que vai assistindo a um crescente regresso às sua águas que, em momentos de crise, vai garantindo a sobrevivência das sua gentes, designadamente de muitos jovens.

Música - Piano Textures Iii por Bruno Sanfilippo